A moagem é utilizada em alguns setores da indústria para a preparação de alimentos e de outros produtos.
A princípio, a palavra moagem nos remete a moinhos de fabricação de farinhas e insumos derivados de grãos, mas como o significado da palavra moagem está relacionado com a fragmentação de partículas, temos o processo de moagem muito presente em outros setores industriais, como é o caso da mineração.
A mineração possui muitas etapas. O processo inicia na extração do minério e em seguida ocorre a britagem (primeira fragmentação), chegando até a moagem, que pode ser considerada um dos últimos estágios de fragmentação da rocha. Essa etapa tem como objetivo reduzir ainda mais a granulometria do material.
Esse conteúdo aborda apenas a moagem de alimentos em moinhos de grãos, porém, a Tegape Telas possui uma linha completa de telas para peneiras do setor de mineração.
Moinhos de grãos
O moinho é uma construção destinada principalmente para a moagem de grãos e fragmentação de materiais sólidos. Existe como indústria e também como setores dentro das indústrias, fazendo parte de uma cadeia de processos.
Para atender os diversos objetivos de trituração de alimentos existem vários tipos de moinho e cada um executa a moagem de uma forma, para entregar produtos específicos.
A moagem é uma operação utilizada para reduzir o tamanho dos grãos por meio do impacto, corte ou atrito, transformando o produto em farinha ou pó.
Entre os tipos mais comuns de moinhos estão o moinho de martelo, o moinho de rolos, o moinho de bolas e o moinho de pedra.
Para a moagem de cereais, o processo inicia com o desgaste para a remoção das cascas. Em seguida ocorre a trituração para atingir as camadas do grão ou moer por completo.
A cadeia de produção dos moinhos exige o uso de diversos meios de separação, classificação e filtragem em cada etapa. Essa estruturação permite a otimização do processo de produção que resulta em diversos tipos de produtos.
Para que o sistema de moagem funcione, existe uma série de produtos industriais utilizados para que a trituração seja realizada da forma adequada e os resíduos gerados durante a produção recebam o tratamento apropriado.
Quais produtos são utilizados nos sistemas de moagem?
Nos sistemas de moagem são utilizados inúmeros produtos para atender necessidades específicas.
Os produtos mais utilizados nos sistemas de moagem são:
1 – Telas para peneiração e classificação
As telas estruturadas em peneiras são fundamentais para os moinhos. Todo o trabalho de separação e classificação é executado a partir da composição das peneiras em cada etapa do processo de moagem.
Os sistemas de peneiração geralmente utilizam as telas sintéticas, mas também existem os plansfiter de alta performance que usam as telas em aço inox.
A variedade de telas sintéticas e de telas de aço inox disponíveis para a elaboração de peneiras para moinhos possibilitam atender aos mais variados processos de produção.
Telas de aço inox
Para os sistemas de peneiração a tela de aço inox oferece excelente performance, com várias opções de malhas e diâmetros de fios.
A tela de aço de inox mais utilizada em moinhos possui AISI 304, mas existem outras composições de aço que possibilitam o desenvolvimento das peneiras de acordo com a especificação de cada sistema de moagem.
Na Tegape comercializa telas com diversas composições, como AISI 302, 304, 304L, 316, 316 L e o AISI 430 que é uma tela magnética (imantada) para a retirada do metal que pode eventualmente ser um resíduo do insumo.
Veja mais detalhes sobre os tipos de telas de aço inox acessando a página Telas de aço inox.
Telas sintéticas
As telas sintéticas mais utilizadas para os sistemas de peneiração são fabricadas em poliamida e poliéster nas configurações:
– Poliamida – Nylon XX
– Poliamida – Nylon XXX
– Poliamida – Nylon NSS
– Poliamida – Nylon GG
– Poliamida – Nylon ASTM
– Poliamida – Nylon NSS (New Super Strong)
– Poliéster GG
Essas nomenclaturas estão relacionadas ao tipo de tecelagem dos fios e a resistência deles.
2 – Mangas de ligação ou manga de plansifter
As mangas de plansifter, também conhecida como mangas de ligação, mangas de vibro centrífuga e mangas de sassor, desempenham a função de conectores entre a entrada e a saída dos equipamentos.
As mangas de plansifter foram criadas para fazer o acoplamento flexível e seguro nas conexões de entrada e de saída nas máquinas separadoras, purificadoras e de limpeza.
Os sistemas de moagem podem utilizar mangas de plansifter com tecidos sintéticos nas tecituras sarja e cetim. A configuração correta do tecido vai possibilitar a passagem do ar e evitar o vazamento de resíduos.
Para proporcionar o melhor desempenho, as mangas de plansifter possuem anéis intermediários para manter a posição correta durante o uso. Também podem apresentar elásticos nas extremidades ou bainhas com cordão para fixação nas travas.
3 – Feltro para vedação de plansifter
O feltro para a vedação de plansifter é aplicado para evitar o vazamento de partículas nos pontos de encontro.
Embora a vedação com feltro industrial não receba tanta atenção, os sistemas que efetuam essa aplicação reduzem a presença de resíduos nos ambientes.
Os feltros agulhados industriais possuem uma ampla variedade de composições, espessuras, densidades, gramaturas e permeabilidades.
A composição e estruturação do feltro vai determinar as características técnicas e a recomendação de aplicação. Por exemplo, resistência a altas temperaturas e a umidade, retenção de partículas de diferentes composições e granulometrias, entre outras.
A Tegape é fabricante de feltros e por isso oferece os mais variados tipos de feltros em rolos ou cortados em tiras, conforme solicitação do cliente.
4 – Batedor de plansifter
Os batedores para peneiras são fundamentais porque evitam que ocorra o entupimento durante o processo.
No mercado existe uma infinidade de tipos e modelos de batedores para peneiras. A escolha do batedor deve levar em consideração o objetivo da aplicação.
Entre os modelos de batedores mais utilizados estão:
- Batedor de algodão com botão metálico central;
- Batedor triangular em PU com botão metálico central;
- Batedor estrela com ou sem cerdas (pé de galinha);
- Batedor triangular grande em PU com cerdas;
- Batedor triangular com botão deslizante de aço inoxidável;
- Batedor com escova de limpeza de nylon;
- Batedor triangular em PU sem pino;
- Batedor triangular com cerdas.
A Tegape disponibiliza, em sua linha de batedores, 25 modelos diferentes para peneiras metálicas e sintéticas: com ou sem pino, com ou sem cerdas. Também possui modelos de batedores duplos (dupla função) que além de limpar, expulsam o insumo.
Outra possibilidade oferecida são os batedores azuis, desenvolvidos para serem fáceis de identificar pela cor que se difere da cor dos cereais, facilitando sua localização. Os batedores estão disponíveis em vários tamanhos para atender a diversas dimensões de peneira.
5 – Expulsador de plansifter
Os expulsadores são utilizados especialmente em plansifters de alta performance para evitar o acúmulo do alimento na peneira, mantendo constante o funcionamento do sistema de moagem.
Existem vários modelos de expulsadores. Os tipos mais utilizados são:
- Batedor expulsor em PU com furo central;
- Expulsador diamante.
6 – Escova para sassor
A escova para sassor faz parte do sistema limpeza. Para realizar a remoção de resíduos, a escova é composta por uma estrutura, semelhante a uma haste, e possui blocos de cerdas em dois lados.
A eficiência e durabilidade da escova para sassor é determinada pela qualidade da haste, que geralmente é fabricada em PU, e do material que compõe as cerdas, que nas escovas para sassor da Tegape, são fabricadas em nylon (100% poliamida).
7 – Manga para balança e descarga
A movimentação do granulado, da farinha ou do pó durante o processo de pesagem e também no momento da descarga pode disseminar as partículas no ar e, consequentemente, no ambiente.
A manga para balança e descarga foi desenvolvida para evitar que o granulado, a farinha ou o pó se espalhem durante os processos de pesagem e de descarga.
A função da manga para balança e descarga é criar uma barreira de proteção, limitando o espaço onde as partículas irão passar.
8 – Tecido para vedação de peneiras
O tecido para vedação de peneira cumpre o papel de revestimento para os quadros de madeira.
A instalação do tecido para vedação de peneira tem o objetivo de criar uma camada contínua em toda a estrutura.
Fabricado em poliéster, o tecido para vedação é colado nos quadros de madeira das peneiras, formando uma camada uniforme de revestimento.
9- Cola para peneiras ou adesivo para peneira
A cola para peneira, também chamada de adesivo para peneira, é utilizada para fixação da tela no quadro.
A grande vantagem da cola desenvolvida especialmente para peneiras é a característica atóxica, com uma composição que possibilita o contato direto com o produto final, sem promover alteração ou contaminação.
A viscosidade da cola para peneira varia em média entre 108 até 3000 cPs, permitindo a fixação de telas com tramas mais abertas e mais fechadas.
Para cada abertura da malha existe uma viscosidade específica recomendada. Quanto mais fechada for a malha, menos viscosa será a cola, quanto maior for a abertura da tela, mais grossa será a consistência da cola.
A cola para peneira é indicada para a fixação de telas sintéticas e metálicas em quadros de madeira ou metal.
10 – Ativador de cola para peneira
O ativador de cola para peneira é um spray aerossol que promove a secagem da cola instantaneamente.
A utilização do spray para secagem acelera o processo de substituição das telas nas peneiras, otimizando o tempo de parada na produção para a troca das telas.
Manutenção das peneiras
A linha de produtos para moinhos contempla a manutenção das peneiras. A evolução da indústria de moagem incentivou a criação de produtos que facilitam o processo e, consequentemente, proporcionam economia de tempo e mais qualidade.
Os principais produtos utilizados na manutenção são:
11 – Removedor de cola para peneira
O removedor de cola para peneira facilita a limpeza dos quadros para a instalação da nova tela.
A composição química do removedor permite realizar a aplicação em quadros de armações em madeira, ferro e alumínio. A aplicação do removedor promove a eliminação de resíduos de colas, resinas e adesivos.
A entrada desse produto no mercado proporcionou mais praticidade para o processo de substituição das telas e também ampliou a vida útil dos quadros.
O uso do removedor evita a utilização de lixas e outros métodos de limpeza que causam danos na superfície e promovem o desnivelamento dos quadros.
12 – Esticador para a montagem de peneiras
O esticador para montagem de peneiras é usado para a realização de uma manutenção mais eficiente.
A utilização do esticador proporciona o tensionamento adequado da tela, resultando em um padrão de tensão uniforme de malha e em um melhor desempenho.
Existem dois modelos de esticadores que são muito utilizados: mecânicos e portáteis. Ambos os modelos podem ser usados para o tensionamento de telas em peneiras sintéticas ou metálicas.
O esticador para montagem de peneiras é elaborado sob medida para atender às especificações de cada aplicação.
A Tegape comercializa o esticador mecânico com pés e também o esticador mecânico portátil. Veja mais detalhes sobre o esses produtos aqui!
Despoeiramento industrial
O cuidado com o ambiente de produção contribui para melhores resultados. Nos sistemas de moagem, a limpeza do ar recebe atenção especial com a escolha adequada das mangas para captação de pó e das gaiolas.
13 – Mangas para captação de pó
No setor moageiro, as mangas para captação de pó são muito utilizadas para filtrar o ar removendo as micropartículas sólidas em suspensão.
Os sistemas que utilizam o filtro manga realizam todo o processo de purificação do ar e executam a autolimpeza com o despoeiramento por jato pulsante ou sacudimento mecânico.
A variedade de materiais, acabamentos e acessórios disponíveis no mercado possibilitam a elaboração de mangas com perfeito desempenho no processo de filtragem.
O ambiente e o modelo de filtro manga para moinho vão determinar quais características técnicas a manga para captação de pó precisa oferecer.
As mangas para captação de pó podem ser fabricadas em tecido ou em feltro com diversos tipos de fibras e acabamentos.
14 Gaiolas para manga
As gaiolas fazem parte do sistema de filtração que utiliza manga filtrante. A Gaiola é aplicada para estruturar a manga, permitindo que o sistema funcione perfeitamente.
As gaiolas para manga são fabricadas com aço inox, aço galvanizado ou aço carbono revestido com pintura epóxi.
Para facilitar o processo de instalação e manutenção as gaiolas podem ser produzidas com estrutura bipartida ou tripartida.
Empacotamento
O empacotamento faz parte da fase final do processo de fabricação de alimentos, mas também conta com produtos que facilitam o processo.
Os materiais antiaderentes, como o PTFE para empacotamento e a fita datadora, são aplicados para cumprir a função de facilitadores nas etapas onde são utilizados.
15 – PTFE para empacotamento
Na fase do empacotamento o PTFE desempenha a função de selagem das embalagens.
A fita de fibra de vidro com PTFE com as suas características de boa transferência de calor e antiaderência é ideal para as máquinas automáticas de empacotamento.
A fita de PTFE resiste a temperaturas até 260 ºC em uso contínuo e também possui uma excelente resistência química.
A fita de fibra de vidro com PTFE está disponível com espessuras e larguras variadas, com ou sem adesivo.
Saiba mais sobre esse produto acessando a página fibra de vidro com PTFE
16 Fita datadora
A fita datadora é utilizada para aplicar o número do lote, data de fabricação e data de validade em embalagens plásticas, rótulos, etiquetas e caixas de papelão.
Embora pareça apenas uma película de filme, a fita datadora possui alta resistência, proporciona a impressão nítida e com excelente fixação.
Novas tecnologias para moagem
O setor de moinho evoluiu em inúmeros aspectos e conta com novas possibilidades que podem ser incorporadas ao processo.
Um exemplo no âmbito de máquinas são os plansifters de alta performance, que oferecem um desempenho superior aos modelos anteriores.
Atualmente, cada fase da moagem possui produtos com mais qualidade, como as telas, os tecidos ou outros itens que fazem parte do processo. Existe uma infinidade de possibilidades que contribuem para a operação dos sistemas de moagem com mais eficiência e resultados positivos.
Para continuar atendendo com eficiência o setor de moinhos, a Tegape ampliou seu portfólio de telas e acessórios, comercializando uma grande variedade de batedores, expulsadores e escovadores para plansifters de alta performance.