A tela galvanizada é muito utilizada nos mais variados segmentos devido às características técnicas.
Na indústria, a tela galvanizada é aplicada na elaboração de peneiras, filtros e para a proteção de máquinas, equipamentos e áreas de risco.
Para a proteção dos ambientes internos, a tela galvanizada mosquiteiro é instalada em portas, janelas e espaços para circulação de ar.
A tela galvanizada também é utilizada em áreas externas para a construção de cercas e delimitações de espaços.
Nas lojas agropecuária e de material de construção a tela galvanizada é conhecida como tela ciranda ou peneira ciranda, devido a sua aplicação na confecção de peneiras para grãos (utilizadas na agricultura) e de peneiras para minérios (utilizadas na separação de areia e de cal).
Na construção civil a tela de aço galvanizado é aplicada para a amarração da alvenaria de tijolos cerâmicos e de cimento (alvenaria estrutural), para estruturar pisos de concreto e paredes de estuque.
Conheça as telas galvanizadas da Tegape:
- Tela revestida em PVC
- Tela soldada
- Tela NR-12
- Tela mosquiteiro de aço galvanizado com epóxi
- Tela mosquiteiro de aço galvanizado
- Tela de aço galvanizado para filtros e peneiras
- Tela para reforço de argamassa e concreto
- Tela para peneira industrial
- Tela para peneira de grãos
Características técnicas da tela galvanizada
Para elaborar uma tela galvanizada é necessário que o fio utilizado para a fabricação da tela tenha passado pelo processo de galvanização.
A tela de aço galvanizado é fabricada com fios de aço (uma mistura de carbono e ferro) revestidos com uma camada de um metal resistentes à corrosão. O metal mais utilizado é o zinco, mas também pode ser aplicado estanho, cromo ou até mesmo ouro.
Esse processo de aplicação de uma camada de zinco, ligas de zinco ou outro metal, a uma superfície de aço ou ferro, para evitar que aconteça a corrosão é chamado de galvanização.
A tela galvanizada também pode receber como acabamento o banho de PVC (policloreto de vinilo) que cria uma película protetora envolvendo todo o fio e atribui outras características técnicas para a tela, como a resistência à exposição constante às intempéries.
Com essas características a tela galvanizada revestida com PVC se torna favorita para a utilização em cercas, paisagismo, proteção de máquinas e equipamentos, cultivos agrícolas, pecuária, entre outras finalidades.
Outra composição que também é utilizada é o fio de aço revestido com uma camada de epóxi, que proporciona resistência à corrosão e a alguns agentes químicos, possibilitando a utilização em ambientes de filtragem industrial e de resíduos.
A tela galvanizada é formada por fios de aço trançados ou soldados. A tela com fios trançados se origina na tecelagem que é processo de tecer, ou seja, trançar os fios para formar um tecido que, neste caso, devido a utilização do fio de aço galvanizado, será chamado de tela galvanizada. O processo de tecelagem também é utilizado para tecer fios orgânicos e sintéticos, para a criação de tecidos utilizados no vestuário, em filtros e outras aplicações.
A composição do fio, a espessura e o formato vão determinar as possibilidades de construção da tela. Com relação à composição e a espessura do fio existem várias opções, por isso existe um número tão grande de telas disponíveis no mercado.
A tela galvanizada é fabricada, principalmente, com fios lisos ou ondulados e tecituras plana, cruzada e reps (plana ou cruzada).
Formatos do fio da tela galvanizada
O formato do fio possibilita a criação de telas distintas. Os fios mais utilizados para a fabricação da tela galvanizada possuem o formato liso ou ondulado.
Fio ondulado para tela trançada
O fio ondulado é utilizado para a criação de telas otis ou artísticas.
Essas telas possuem uma construção que evita o deslizamento dos fios, por isso, podem ser aplicadas como telas de proteção para delimitar áreas próximas às máquinas e também como guarda-corpo, proteção de equipamento e elaboração de cercas.
Fio liso para tela soldada
O fio liso pode originar vários tipos de telas. Quando não é realizado o entrelaçamento e a solda é aplicada, o fio liso origina a tela galvanizada soldada. Essa tela é construída sem a tecitura, os fios são dispostos e a solda é aplicada nos pontos de encontro.
Com uma estrutura estável, a tela galvanizada soldada é muito utilizada para a amarração da alvenaria de tijolos cerâmicos e de cimento, para estruturar pisos de concreto e paredes de estuque.
A tela soldada também é empregada para cercar terrenos e residências, especialmente quando apresenta o revestimento de PVC, que aumenta ainda mais sua resistência à corrosão. Como vantagens da utilização dessa tela se destacam o fácil manuseio e instalação.
Fio liso para tela trançada
O fio liso também é aplicado para a elaboração das telas galvanizadas trançadas. Neste processo ocorre a tecitura dos fios para originar o entrelaçamento com diversas configurações.
A espessura do fio, a tecitura e a malha vão influenciar na resistência da tela e no índice de vazão.
As telas confeccionadas com fio trançado são mais técnicas e a precisão da tecitura é um fator importante, porque é amplamente utilizada na confecção de filtros e peneiras para os processos de peneiração e filtração em indústrias, em peças e em equipamentos.
Também existem telas especiais, como a tela de aço galvanizado elaborada com fio trançado revestido com epóxi para melhorar ainda mais sua resistência à corrosão. Essa tela é utilizada quando a corrosão química é muito alta, principalmente em filtros de combustível na indústria automobilística.
Tecituras da tela galvanizada
A tela galvanizada pode apresentar vários tipos de tecituras, com aberturas que podem atender as mais variadas aplicações.
A restrição sobre os tipos de tecituras ocorre devido à composição do aço. Quanto maior o porcentual de carbono, mais resistente e rígido será o fio, sendo mais difícil de moldar ou torcer.
A tela galvanizada pode ser fabricada com tecitura trançada plana e cruzada ou reps plana e cruzada. A tecitura também irá definir a aplicação, para cada finalidade é recomendada uma configuração apropriada.
Tecitura plana
A tela galvanizada com tecitura plana possui um fio entrelaçado passando por cima e por baixo, sucessivamente.
Tecitura cruzada
A tecitura cruzada apresenta o entrelaçamento com dois fios por cima e por baixo, que se alternam, formando pares com os fios laterais também.
Tecitura reps plana
A tela galvanizada com tecitura reps possui um fio de urdume mais grosso e a trama é feita com fios mais finos que se entrelaçam paralelamente, não permitindo identificar abertura da malha quando observada verticalmente.
Devido a essa tecitura, a tela galvanizada reps possui menor capacidade de vazão que a tela de tecitura plana com malha quadrada.
Tecitura reps cruzada
A tela galvanizada reps cruzada também possui um fio de urdume mais grosso e a trama é construída passando por dois fios de urdume de uma vez, por cima e por baixo. Cada fio obedece uma sequência diferente, formando um entrelaçado muito resistente, mas que apresenta menor capacidade de vazão.
Veja as tabelas técnicas das telas:
Vantagens de utilizar a tela galvanizada
A tela galvanizada oferece algumas vantagens como não enferrujar com facilidade, devido ao processo de galvanização que forma uma barreira de proteção contra a corrosão.
O menor custo, se comparada com a tela inox, a resistência e a possibilidade de aplicação em ambientes distintos são as grandes vantagens que viabilizam a utilização da tela galvanizada para um maior número de aplicações.
Entre os benefícios da tela galvanizada também estão a fácil montagem e instalação. Outro ponto positivo é a praticidade com a higienização simplificada e rápida.
Indicações de uso
A tela galvanizada pode ser usada em processos que proporcionam contato com umidade, resíduos químicos ou temperatura elevada, quando são respeitadas as orientações de resistência que a composição de cada tipo de tela galvanizada oferece.
Mesmo com a resistência à corrosão, a tela galvanizada não é recomendada para áreas próximas ao litoral, porque enferruja rapidamente quando em contato com a maresia.
A tela galvanizada é ideal para aplicações que necessitam de uma tela firme e resistente, por isso é muito utilizada em peneiras e resulta em um excelente desempenho, suportando a intensidade da atividade de peneiração, enquanto proporciona uma separação eficiente dos materiais.
Ainda no ramo industrial é utilizada em filtros industriais nos processos de retirada de partículas presentes nos líquidos e também para proteção de máquinas e áreas que possam oferecer perigo, conforme determina a NR-12.
No ramo da construção civil a tela de aço galvanizado é empregada para reforço de argamassa e concreto em paredes e pisos.
Para completar as possibilidades de uso, a aplicação em cercas faz da tela galvanizada popular e presente em residências, clubes, empresas, fazendas, entre outros locais.
Qualidade da tela galvanizada
A qualidade da tela está relacionada ao processo de fabricação. A composição da tela e a galvanização realizada de forma correta vão garantir que a tela ofereça a durabilidade estabelecida para determinadas condições de uso.
Para obter uma tela galvanizada com mais durabilidade é necessário avaliar o acabamento da tela e o local de aplicação. Telas com revestimento em PVC e epóxi asseguram mais resistência à exposição em locais úmidos ou com componentes químicos.
As informações sobre as condições do ambiente onde a tela será utilizada são fundamentais para a definição do tipo de tela mais adequado à aplicação.
Para a escolha correta da tela galvanizada é recomendado o suporte de uma equipe técnica. Dessa forma, fica mais fácil se certificar sobre o produto que está adquirindo.
Na Tegape você encontra uma equipe técnica especializada em telas galvanizadas. Entre em contato para esclarecer dúvidas e receba o suporte ideal na hora de adquirir tela galvanizada.